quarta-feira, maio 01, 2013

Matérias Cooperativistas

Cultura da Cooperação


Cultura da cooperação é uma filosofia baseada em conceitos e valores humanísticos como solidariedade, confiança e organização funcional de grupos. Tem como propósito substituir o individualismo pela ação coletiva.
A economia globalizada apresenta novos desafios que os pequenos negócios, quando mobilizados, enfrentam com maiores chances de êxito. É a prática da confiança em seus pares, transformando problemas em oportunidades, de modo criativo, construtitvo e cooperativo.
Levar os conceitos da cultura da cooperação às comunidades – principalmente às mais carentes – é criar condições para que elas, cada vez mais, articulem-se umas com as outras em associações, coopertaivas, consórcios e outros tipos de enlaces organizacionais, visando a obtenção de níves de produtividade, qualidade e, principalmente, a flexibilidade tão necessária para enfrentar as turbulências, descontinuidades e incertezas dos novos tempos.
Foi a partir dos conceitos adotados pela cultura da cooperação que o cooperativismo se desenvolveu. Dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) mostram que existem, atualmente, 800 milhões de cooperados em todo mundo, ou seja, 40% da população do planeta. No Brasil, o cooperativismo mantém seis milhões de cooperados e gera cerca de 160 mil empregos, de acordo números da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Cenário do Cooperativismo no Mundo em 2001
No Mundo:
800 Milhões de Cooperados
40% da população do planeta
Fonte: ACI - Aliança Cooperativa Internacional - 2000
No Brasil:
6 Milhões de cooperados
3% da população
160 mil empregos gerados
Fonte: OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras - 2000
No Sebrae
87.764 Cooperados/Associados
1.376 Cooperativas/Associações
Fonte: SEBRAE - 2000
 
Ciente de que esses números não podem ser ignorados, o Sebrae mantém projetos junto a 87 mil cooperados/associados, distribuídos em 1.376 cooperativas e associações. Além disso, realizou pesquisa para verificar a distribuição de cooperativas e associações pelas cinco regiões brasileiras. Foram identificadas 411 cooperativas, sendo 38% concentradas na região Sudeste, 25% no Norte, 24% no Nordeste, 6% no Centro-Oeste e 5% na região Sul. Juntas, essas 411 cooperativas têm 48.485 cooperados.

Na área de associações, o Sebrae identificou 965 associações distribuídas entre as cinco regiões do país. O Nordeste congrega a maior parte delas (66%), seguido pelo Norte com 18%, Centro-Oeste (6%), Sul (6%) e Sudeste (4%).
Ações 
Pela importância do cooperativismo no mundo e no Brasil, o Sebrae incorporou definitivamente a cultura da cooperação ao seu rol das prioridades. O primeiro passo foi planejar ações estratégicas no Sistema Sebrae para alinhar conceitos, idéias e ações de apoio a empreendimentos coletivos.
Participaram do processo todos os líderes da cultura da cooperação das unidades Estaduais do Sebrae.  Paralelamente, a instituição apoiou o programa de Capacitação em Redes Associativas, responsável por treinar mais de mil consultores.
Eles atuaram em projetos como Cariri, Xingó, Managé, Asprisco, BR-040, cadeia do leite e flores tropicais. Todos projetos foram implantados em municípios que adotaram a metodologia do DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável) ou se organizaram em torno de arranjos produtivos locais.
Foram realizadas seis teleconferências sobre o tema da cooperação. Especialistas do Brasil e do exterior apresentaram casos de sucesso sobre cooperativas de crédito, crédito solidário, consórcios, redes de supermercados, redes de cadeias produtivas de carnes e comercialização.
Na ponta do processo, o Sebrae articulou uma série de alianças estratégicas com comunidades. As metodologias de ensino a distância ajudaram a levar os conceitos da cultura da cooperação até elas.
Além disso, foram realizados, em 2002, 25 Seminários Estratégicos da Cultura da Cooperação. O objetivo foi o de sensibilizar líderes comunitários para a importância da proposta e das iniciativas do empreendedorismo coletivo. Em 2003, estão previstos mais oito seminários.

Histórico
Ao longo da história da humanidade, é possível identificar incontáveis iniciativas de movimentos solidários que adotaram a filosofia da cultura da cooperação.
A origem desses movimentos se dá, principalmente, a partir das necessidades de sobrevivência de uma população, seja por carência de emprego e renda, seja por catástrofes ou guerras.
Após a Segunda Guerra Mundial, os caminhos da cooperação permitiram a reconstrução de inúmeros empreendimentos coletivos.
Hoje, em todo o mundo há exemplos de países que refizeram suas economias com a união das pessoas, a solidariedade, a confiança mútua e, principalmente, a definição de objetivos comuns.
Em momentos distintos de suas histórias, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Espanha e Japão puderam renascer a partir da economia solidária.
Na Itália, por exemplo, os pequenos negócios floresceram com base na adoção de conceitos da cultura da cooperação. Os distritos industriais formados por pequenas e médias empresas fizeram com que o país alcançasse uma das maiores rendas per capta da Europa. E uma das melhores taxas de emprego industrial também.


Fonte* SEBRAE